Rua Mato Grosso, 355 - Sala 2202 - Belo Horizonte/MG - (31) 3272-0137  
  Belo Horizonte, 23 de Julho de 2014
Home Serviços Suporte Cadastre-se Notícias BHTEL Contato

Desenvolvemos projetos de sistema wireless, para comunicação ponto a ponto e ponto multiponto, com visada direta a uma distância de até 20km. 

As redes ponto a ponto são utilizadas tanto em sistemas que compõem redes de Longa Distância com em rede Metropolitanas. A topologia típica dessas redes e o tipo de proteção utilizada são apresentados a seguir.

Redes de Longa Distância

As redes de Longa Distância podem ter as seguintes topologias:

Ponto a ponto: é composta por enlaces ópticos simples de grande distância, hoje superior a 30 km . Cada enlace é composto por Terminais nas duas pontas das estações.

Anel: é composta por vários enlaces ponto a ponto, , sendo os anéis formados pela camada de aplicação. Atualmente existem equipamentos que já possuem terminais com a capacidade de realizar o chaveamento óptico do sinal de entrada para duas saídas distintas, permitindo a construção da topologia de rede física em anel usando apenas a rede. 

Quando as distâncias entre os pontos de interesse de tráfego são muito grandes, existe a necessidade de regeneração de todos os comprimentos de onda em uma estação intermediária. Desta forma, torna-se necessário aplicar um sistema chamado de duplo terminal, onde uma seção do equipamento finaliza o enlace entrante e a outra seção do equipamento inicia o enlace sainte.

Tudo se passa como se fossem colocados dois enlaces ponto a ponto em série, sendo que se não houver a necessidade de troca de tráfego na camada de aplicação nessa estação, não será necessário instalar nenhum equipamento para extração / inserção de Lambdas, sendo possível utilizar somente os transponders regenerativos.

Redes Metropolitanas

As redes Metropolitanas podem ter as seguintes topologias:

Ponto a ponto: é composta por enlaces simples de curta distância, geralmente sem a necessidade de uso de amplificadores entre equipamentos terminais. Normalmente esta topologia é utilizada em situações onde há falta de fibras ópticas e excesso de enlaces entre os dois pontos em questão. A proteção, quando existe, é realizada pela camada de aplicação.

Anel: Podem ser constituídos de duas formas:

  • A mais antiga foi a utilização de equipamentos "Long Haul" com amplificadores de menor potência em vários enlaces ponto a ponto, sendo os anéis formados pela camada de aplicação, normalmente com uso de equipamentos SDH.

  • A segunda forma utiliza equipamentos mais modernos projetados para esta finalidade, que permitem proteção através da própria rede, sendo flexíveis quanto a permissão para que um determinado comprimento de onda não seja extraído em uma estação, minimizando de forma substancial o número de equipamentos envolvidos, e conseqüentemente o investimento aplicado.

 




 
HOME | SERVIÇOS | SUPORTE | CADASTRE-SE | NOTÍCIAS BHTEL | CONTATO

2007 - BHTEL Telecomunicações e Informática - Todos os direitos reservados